Aconteceu, na cidade de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, o Fertilizer Latino Americano. Em sua participação, nossa empresa estrategicamente aproveitou o evento para apresentar a tecnologia MicroActive, alternativa inovadora para recobrimento de grânulos de fertilizantes NPK com micronutrientes.

A demanda por novas formas de fornecimento de micronutrientes via solo foi motivada por alterações ocorridas no campo, uma vez que o incremento do plantio direto e a aplicação de calcário em superfície alteram as condições de acidez do solo na camada superficial.

Isso acarreta uma mudança também na forma de aplicação dos fertilizantes no solo: a aplicação via sulco de semeadura mudou, na maior parte das fazendas, para uma aplicação a lanço. Esse cenário gera a necessidade de produtos que tenham uma melhor solubilidade e, em especial, promovam uma melhor distribuição. Essas alterações, dentre outras, impactam sensivelmente a eficácia do fornecimento de micronutrientes granulados convencionais.

Para atender a essa demanda nossa empresa, em parceria com a Embrapa Instrumentação, São Carlos/SP, em um esforço conjunto de mais de 3 anos, desenvolveu a tecnologia MicroActive, um conceito moderno e eficiente de fornecimento de micronutrientes para aplicação via solo. Uma tecnologia pioneira para o recobrimento dos grânulos de fertilizantes NPK com micronutrientes, por meio de uma suspensão aquosa de nanopartículas de forma homogênea e de alta aderência.

A partir de agora, os produtores agrícolas poderão contar com uma tecnologia que promoverá: qualidade de recobrimento, maior praticidade no plantio, melhor distribuição e garantia de dosagem – o que resultará em melhor performance, impactando no potencial produtivo da cultura.

A tecnologia foi desenvolvida no Laboratório Nacional de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio – LNNA – da Embrapa Instrumentação, que lidera a Rede AgroNano, em parceria com nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento.

A tecnologia MicroActive chega pouco mais de um ano depois da Instrução Normativa 46 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que dispõe sobre regras para uso de fertilizantes minerais destinados à agricultura. A instrução requer soluções referentes à homogeneidade de aplicação de micronutrientes e garantia de composição.

O líder da Rede AgroNano, o pesquisador da Embrapa Cauê Ribeiro, descreve os principais desafios durante o desenvolvimento do estudo: “Colocar um nutriente em cima do outro, sem perder a aderência ao longo do tempo, que conseguisse manter a proporção correta, ser de fácil aplicação e ainda que fosse homogêneo representou um grande desafio durante a pesquisa. Juntos, desenvolvemos uma fórmula com componentes amigáveis, que não agride o meio ambiente”, conta.

Michel Castellani, gerente de pesquisa e desenvolvimento, sediado na unidade de Suzano/SP, enfatizou: “A tecnologia MicroActive estará disponível em uma linha de produtos com diferentes balanços de nutrientes que foram desenvolvidos com base nas principais demandas do mercado de micronutrientes. Utilizar matérias primas especiais e de alta pureza foi fundamental para obtermos produtos de qualidade, alta performance de aplicação nos grânulos de NPK e maior performance agronômica”.

A tecnologia MicroActive é apresentada como complemento à linha Wolf Trax, disponibilizando ao mercado soluções líquidas e sólidas de alta performance para recobrimento de fertilizantes NPK.

“Um dos principais pilares de nossa empresa é a inovação. Investimos significativamente todos os anos em desenvolvimento de projetos próprios e também trabalhamos em parceria com instituições de pesquisa de renome no Brasil e no mundo. Para nós, é um orgulho ter compartilhado do desenvolvimento da tecnologia MicroActive com a Embrapa, uma empresa de pesquisa que tanto admiramos”, comentou Ithamar Prada, diretor de pesquisa e desenvolvimento. “Gostaria de agradecer também a todos os químicos, agrônomos, engenheiros e demais envolvidos, de ambas as empresas, que contribuíram para o desenvolvimento dessa tecnologia”, completou Ithamar.

Confira os links relacionados:
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31435618/pesquisa-desenvolve-capa-de-micronutrientes-para-revestimento-de-fertilizantes-npk?link=agencia
http://www.agricultura.gov.br/noticias/tecnologia-pioneira-de-fertilizante-completo-foi-desenvolvida-em-laboratorio-da-embrapa

SOBRE NÓS

Produquímica, uma empresa do grupo Compass Minerals, é focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a produtividade agrícola e processos químicos. É suportada por importantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de um forte time de vendas técnico. A empresa tem 1.200 funcionários e opera nove fábricas no Brasil. Este cenário permite que Produquímica forneça soluções inovadoras em produtividade agrícola e tratamento de águas para todos.

Em outubro de 2016, a Produquímica foi adquirida pela Compass Minerals, uma empresa líder no fornecimento de minerais essenciais para superar os desafios da natureza. A Compass Minerals, tornou-se uma empresa pública em dezembro de 2003 e tem ações negociadas na bolsa de Nova York (NYSE:CMP). A missão da Compass Minerals é ser a melhor empresa de minerais essenciais, entregando nossos produtos com segurança onde e quando forem necessários.

Compartilhe nas redes sociais